Sem jogar há dois meses, Luan vira negociável no São Paulo após renovação conturbada
Empate ainda deixa o São Paulo com risco de rebaixamento; Tricolor tem reta final complicada
De olho em premiação, São Paulo tenta manter vivo o plano para o Brasileirão
James volta da Data Fifa em alta mais uma vez e tenta ganhar espaço no São Paulo
Dorival freia empolgação com joias do São Paulo e não quer queimar etapas

Análise: reta final do São Paulo tem servido mais para definir quem não deve ficar para 2024
Fluminense x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
São Paulo terá 12 desfalques para enfrentar o Fluminense, e Dorival pode dar chance a "esquecidos"
São Paulo renova contrato com Wellington Rato até 2026
Escalação do São Paulo: Dorival começa a ensaiar time para pegar o Flu; Lucas faz atividade separado
E o Igor Vinícius? Lateral evolui em recuperação, mas só deve voltar a jogar pelo São Paulo em 2024
São Paulo acerta detalhes com Luiz Gustavo e espera volante no CT na próxima terça-feira
Casares atualiza renovação de Lucas e diz que detalhes separam Luiz Gustavo do São Paulo
Luciano vive temporada com pior média de gols pelo São Paulo
Garoto do sub-13 do São Paulo bate Endrick, Rodrygo e Gabigol e vira maior artilheiro da história
São Paulo vê valorização de Beraldo e espera propostas "irrecusáveis" pelo zagueiro
Dorival conta com retorno de Lucas ao São Paulo após Data Fifa
Por Redação do ge — São Paulo

O técnico Dorival Júnior espera ter Lucas Moura no próximo jogo do São Paulo. O jogador teve um estiramento na coxa esquerda no fim do mês passado, em jogo contra o Palmeiras, e desde então está em tratamento.
De acordo com o treinador, porém, o meia-atacante está em fase final de recuperação e deve estar à disposição no próximo dia 22, diante do Fluminense, às 21h30, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
– Acho que ele está finalizando (a recuperação). Já está no processo de transição e espero contar com ele para o jogo contra o Fluminense, sim – afirmou Dorival após o empate sem gols com o Santos, no último domingo.
A notícia chega em uma boa hora para o São Paulo, que tem sofrido com a falta de gols de seus atacantes. Nos últimos cinco jogos, foram três gols marcados pela equipe.
O retorno também é importante para Lucas retomar a forma física e definir se irá renovar com o Tricolor por mais uma temporada. O vínculo do jogador com o clube vai até o final de dezembro, e ele ainda não deu uma resposta se irá seguir.
Desde que chegou ao São Paulo, Lucas se tornou titular absoluto de Dorival. O meia-atacante foi fundamental na conquista da Copa do Brasil. Em 16 jogos nessa sua segunda passagem pelo clube, Lucas Moura anotou três gols.
O departamento médico do Tricolor, porém, segue cheio. Mesmo após a saída de Lucas, o time ainda não contará com Calleri, Alexandre Pato, Marcos Paulo e Nestor. Igor Vinicius e Galoppo estão avançando no tratamento de suas lesões e já fazem trabalhos leves com bola.
Dorival nega antecipar férias no São Paulo e prevê cobrança maior em 2024
Santos x São Paulo: , horário e escalações
12/11/2023
Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o jogo da 34ª rodada do Brasileirão
Foto: Google
Por Redação do ge — Santos, SP
Santos e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 18h30(de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Peixe está em ascensão na reta final e não sabe o que é ser derrotado há cinco rodadas. Com 41 pontos ganhos, o clube da Vila Belmiro ainda corre risco de rebaixamento, porém faz as contas para se livrar logo do perigo de uma queda que seria inédita em sua centenária história.
Já o Tricolor respira mais aliviado no Brasileirão após a vitória sobre o Red Bull Bragantino, na última rodada. Os 45 pontos distanciaram o time da zona de rebaixamento, e Dorival Júnior pode começar a fazer alguns testes na equipe. Contra o Santos, a ideia é voltar a ganhar de um rival e eliminar qualquer possibilidade de queda.
Escalações prováveis
Santos - técnico: Marcelo Fernandes
O Peixe tem duas dúvidas para o clássico paulista. O atacante Soteldo e o lateral Dodô estão sob os cuidados do departamento médico, porém não estão descartados pela comissão técnica. Há a possibilidade de a dupla ser utilizada, mas o técnico Marcelo Fernandes faz mistério.
A tendência é de que a equipe mantenha o mesmo esquema tático utilizado contra o Goiás, no meio da semana passada. Assim, o Santos teria uma linha com quatro defensores e quatro homens no meio de campo.
Provável escalação: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson; Tomás Rincón, Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima (Nonato); Maxi Silvera (Mendoza) e Marcos Leonardo.
- Quem está fora: Alison (lesão no joelho esquerdo), Sandry (lesão no joelho esquerdo), Felipe Jonatan (lesão no joelho esquerdo), Alex Nascimento (fratura no tornozelo direito), Bruno Mezenga (dores musculares), Luan Dias (dores musculares), João Basso (lesão muscular na coxa esquerda) e Alfredo Morelos (lesão na panturrilha direita).
- Pendurados: Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias, Nonato e Julio Furch.
São Paulo - técnico: Dorival Júnior
O treinador terá inúmeros desfalques por lesão, como James Rodríguez e Alexandre Pato. No entanto, o time titular não deve ser muito diferente daquele que venceu o Bragantino na rodada passada. As novidades ficam por conta dos garotos William Gomes e Caio Matheus, relacionados por Dorival.
Provável escalação: Rafael, Rafinha, Beraldo, Arboleda e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato; Luciano e Juan (Erison).
- Quem está fora: Galoppo, Calleri, Marcos Paulo, Nestor, Pato, Lucas e James Rodríguez (lesionados), Igor Vinicius (transição física) e Gabriel Neves (suspenso)
- Pendurados: Alisson, Juan, Wellington Rato, Beraldo e Michel Araújo, Diego Costa, Luciano, Erison e Welington, Marcos Paulo, Raí Ramos e Patryck
Arbitragem:
- Árbitro: Raphael Claus (Fifa - SP)
- Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (Fifa - SP)
- Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
- Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
- VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa - SP)
Escalação do São Paulo: James e Pato se lesionam e estão fora do clássico; dupla da base treina
Rafinha, do São Paulo, será julgado por chamar árbitro de palmeirense
Lateral-direito disparou contra Raphael Claus no clássico diante do Palmeiras, pelo Brasileirão, e pode pegar até seis jogos de suspensão

O lateral-direito Rafinha foi denunciado e será julgado por ter chamado o árbitro Raphael Claus de palmeirense após ser expulso no clássico entre Palmeiras e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
O ato de Rafinha foi enquadrado no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". A pena pode ir de uma a seis partidas
Rafinha se irritou com Raphael Claus após receber o segundo cartão amarelo no clássico em que o São Paulo foi derrotado por 5 a 0 para o rival. Na saída para os vestiários, o lateral-direito disparou:
– O Claus é palmeirense, ele é palmeirense... – disse Rafinha, que teve as declarações registradas na súmula da partida:
– Informo ainda que após ser expulso veio em minha direção e disse as seguintes palavras: "você apita para caralho, mas acho que você é palmeirense". Fui informado também pelo quatro árbitro que o mesmo quando estava deixando o campo de jogo disse as seguintes palavras: "o Claus é palmeirense, o Claus é palmeirense" – relatou a equipe de arbitragem na súmula.
O julgamento está marcado para o próximo dia 21, e caso seja punido com a pena máxima, Rafinha não disputará mais o Brasileirão deste ano.
O lateral está confirmado para o clássico deste domingo, às 18h30, diante do Santos, na Vila Belmiro.