* Motocicletas de luxo e alta tecnologia ‘made in Amazonas’

Polo Industrial de Manaus busca atender exigências de clientes com alto poder aquisitivo.

Wallace Abreu – portalamazonia
MANAUS – A capital amazonense tornou-se referência mundial no setor automobilístico de Duas Rodas. Este ponto positivo chamou a atenção no cenário internacional e, recentemente, a instalação de mais uma grande produtora de motocicletas da Europa no Polo Industrial de Manaus (PIM). Modelos de tecnologia de ponta, antes encontrados apenas no exterior, já possuem linhas de produção exclusivas no Amazonas.
A italiana MV Agusta, em Manaus desde outubro de 2011, tem suas instalações na Dafra Motos, assim como a alemãBMW Motorrad, que está na cidade desde dezembro de 2009. As linhas de montagem italiana e alemã na capital amazonense são as únicas fora de suas matrizes no Continente Europeu.
Outra grande fabricante de motos de luxo no PIM é a Harley-Davidson que produz motocicletas,  em Manaus, desde 1999. A fábrica faz parte da estratégia do grupo de aumentar a participação no mercado brasileiro. Segundo a empresa, os modelos passam por exaustivos testes de qualidades a fim de atender o padrão internacional do grupo.
Dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apontam que as linhas de produção na capital amazonense incluem os modelos FatBoy, Heritage Classic, Custom Standard, e Night Train.
A matéria-prima da BMW e MV Agusta vem dos países de  matriz. As motos são montadas em Manaus a partir da estrutura de células como explica o gerente de produção da área de Super Bikes da Dafra Motos, Raphael Kinzu Dimario. “As peças das motos são produzidas originalmente na Itália e Alemanha e chegam para nós efetuarmos a montagem em Manaus. As peças para cada moto são organizadas no depósito em um carro que traz para a linha de produção a quantidade exata para a montagem de uma única moto. As peças passam pela linha de montagem até chegar na fase de inspeção e testes, para daí ser feita a finalização da moto, ou seja, a montagem da “roupa” ou carenagem da máquina”, contou ao portalamazonia.com.
Profissionais
Todos os profissionais envolvidos nas linhas de montagem da BMW e MV Agusta são de Manaus e funcionários da Dafra Motos.  Na parte operacional das motos italianas há dez funcionários, que trabalham diretamente na montagem dos modelos. Há também cinco pessoas que atuam indiretamente neste processo, o que engloba o setor de qualidade, engenharia e outros.
De acordo com Dimario, os operadores receberam treinamento durante dois meses e meio antes de iniciar o trabalho.  “Foi feito um processo seletivo interno na Dafra Motos em Manaus onde foram selecionados os profissionais mais qualificados para atuar na montagem destas motos e receber o treinamento na Itália”, frisou.
O gerente de produção da CKD (Completely Knock-Down) BMW motorrad do Brasil, Otavio Rodacoswiski, destacou que no início do processo de montagem dos modelos da BMW na Dafra Motos em Manaus, em 2009, os funcionários ‘chaves’ no processo de montagem dos modelos alemães, também participaram de treinamento na matriz da BMW, em Berlim, na Alemanha. São aproximadamente 40 funcionários envolvidos direta e indiretamente na montagem.
Modelos e mercado
Em Manaus, a estimativa de montagem de modelos da MV Agusta para 2012, está entre 500 e 550 motos. Aproximadamente 170 motos já foram montadas e exportadas nos três meses de trabalho na capital. “Os modelos específicos que estão sendo montados no PIM serão apenas para o mercado nacional. A região Norte ainda não tem uma grande demanda e o destino final dessas motos no Brasil ainda são as regiões Sul e Sudeste”, apontou  Dimario.
A BMW já possui uma concessionária em Manaus. A empresa vende de 5 a 10 unidades por mês no Estado. A recente MV Agusta ainda não possui concessionária na cidade e todos os modelos são levados para comercialização em outros estados. “Em Manaus também há muita importação independente. O comprador traz de Miami, nos Estados Unidos e não passa pela concessionária em Manaus”, explicou Otavio. Este dado aumenta o número de modelos da BMW circulando pelas ruas da capital amazonense.
Hoje são montados três modelos da MV Agusta no PIM, cada um com duas ou três colorizações diferentes. O modelo mais famoso da italiana é a F4, uma moto de 1000 cilindradas, 187 cavalos. A empresa monta duas motos do modelo, por dia.
Outro modelo da MV Agusta é a Brutale RR, 1090 cilindradas e tem em torno 160 cavalos de potência. Deste modelo são montadas de uma a duas por dia. A exclusividade da MV Agusta no Brasil é a Brutale R, que possui as mesmas especificações técnicas da RR, porém com a carenagem fosca.
Com um pouco mais de dois anos presente na Amazônia, a BMW também realiza a montagem de três modelos diferentes da alemã no CKD da Dafra Motos em Manaus. “O primeiro modelo que começamos a montar é a G650 GS, um modelo monocilíndrico, de uso misto, tanto para asfalto quanto terra e é um modelo excelente para quem nunca teve uma moto de grande porte”, comentou Otavio.
A F 800 GS, uma moto da BMW de nível intermediário atende aos anseios de quem curte viagens mais longas. Já a F 800 R é ideal para a circulação entre o trânsito da cidade.
Gestão visual
A organização e praticidade nas linhas de montagem já revelam os cuidados dos mínimos detalhes e preocupação em oferecer bom produto aos clientes. Nas linhas de montagem específicas de cada modelo, há somente as peças e ferramentas necessárias para a montagem dos modelos. “A Dafra Motos trabalha com o programa de Gestão Visual. Todas as ferramentas e peças são separadas por cores, que identificam os diferentes modelos produzidos”, concluiu Dimario.

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